3 de março de 2024.
Pantanal Agora – Portal de Noticias Três Lagoas/MS

Comitê Gestor e MP se reúnem para discutir sobre implantação de Centro de Escuta Especializada

O Comitê Gestor da Escuta Especializada do Município de Três Lagoas e representantes do Ministério Público (MP), se reuniram para atualizar as ações de trabalho, além de discutir a implantação do Centro de Escuta Especializada, que visa identificar e proteger crianças e adolescentes de possíveis situação de violência, seja elas vítimas ou testemunhas do ato.

Esse Centro, que está em fase de análise e estudo pela equipe multidisciplinar do comitê e o MP para implantação futura, é previsto pela Lei Federal 13.431, de 2017 e regulamentada pelo Decreto Federal 9.603, de 2018.

Na reunião, que ocorreu em 30 de janeiro na Casa dos Conselhos, foi enfatizado que com a implantação do Centro da Escuta Especializada no município, espera-se que essas crianças e adolescentes sejam acolhidas e escutadas de maneira segura e acolhedora.

A coordenadora do comitê e assistente social, Izabela Eugênia Dias Nogueira, explicou que, além de garantir a proteção e cuidado, o Centro tem como objetivo colaborar e orientação na superação da violência pelas vítimas. “Como é permitido o livre relato e com acompanhamento profissional, esse apoio pode e tem como objetivo, também, criar condições para que novos episódios NÃO se repitam.”

PRESENÇAS

Da reunião, participaram alguns membros do Comitê, tais como, a assistente social, Sheila Regina dos Santos Ferreira; o conselheiro tutelar, Rafael Coelho Prates; a assistente social, Elizethe Aparecida da Silva; a psicóloga Simoni Hidalgo Dantas e a educadora física, Josleidir Viana de Souza.

Também se fizeram presentes as autoridades do Ministério Público, o Promotor da 8ª Promotoria Criminal de Justiça, Moisés Casarotto; Promotora da 3ª Promotoria de Justiça, Rosana Suemi Fuzita Irikura e o psicólogo Sydnei Ferreira Ribeiro Júnior, representando a 4ª Promotoria de Justiça.

Além desses, participaram também, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lourdes Maria Rodrigues Paz Garcia; a Diretora da Casa dos Conselhos, Rosires Magalhães; a Secretária de Governo Silvania Fátima Bersani e a Secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho.

Vale ressaltar, que o município de Três Lagoas, possui uma Rede de Proteção atuante em favor da criança e do adolescente.