11 de setembro de 2025.
Pantanal Agora – Portal de Noticias Três Lagoas/MS

União Europeia multa Google em US$ 3 bilhões por prejudicar concorrentes na publicidade online

Segundo a comissão, big tech favoreceu seus serviços de tecnologia de publicidade online, como a plataforma AdX; Trump prometeu sanções ao bloco

O Google, controlado pela Alphabet, foi multado em 2,95 bilhões de euros (cerca de US$ 3,45 bilhões) pela União Europeia (UE) nesta sexta-feira (5). A penalidade, considerada uma das maiores já aplicadas pelo bloco, ocorre após acusações de práticas anticoncorrenciais no setor de anúncios digitais.

+ Governo brasileiro notifica Google e pede remoção de sites falsos sobre Concurso Unificado

Segundo a Comissão Europeia, o Google favoreceu seus próprios serviços de tecnologia de publicidade online, em especial a plataforma AdX, prejudicando concorrentes e cobrando taxas elevadas. A investigação aponta que a empresa abusa de sua posição dominante desde 2014.

A multa é a quarta aplicada ao Google em menos de uma década. O histórico inclui uma penalidade recorde de 4,3 bilhões de euros em 2018, além de outras de 2,42 bilhões em 2017 e 1,49 bilhão em 2019.

+ “Modo IA”: Google amplia uso de inteligência artificial na plataforma

O Google afirmou que vai recorrer. “A decisão da Comissão Europeia está errada e impõe mudanças que prejudicarão milhares de empresas europeias”, disse Lee-Anne Mulholland, vice-presidente global de assuntos regulatórios.

A Comissão Europeia ordenou que o Google interrompa as práticas de autopreferência e apresente, em até 60 dias, um plano para corrigir os conflitos de interesse. A empresa terá mais 30 dias para implementar as medidas. A comissária antitruste Teresa Ribera alertou que, caso não haja solução eficaz, poderá ser ordenada até a venda de ativos do grupo.

Trump ameaça sanções a UE

Nos Estados Unidos, o presidente americano Donald Trump classificou a medida como “injusta” e sugeriu retaliações comerciais contra a UE.

+ Trump diz que EUA perdeu Índia e Rússia para a China após desfile militar; entenda

“Não podemos permitir que isso aconteça com a brilhante e sem precedentes engenhosidade americana e, se isso acontecer, serei forçado a iniciar um processo da Seção 301 para anular as penalidades injustas que estão sendo cobradas dessas empresas americanas que pagam impostos”, escreveu Trump no Truth Social.

SBT News,

com informações da Reuters