O presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, foi agraciado, nesta quarta-feira (07/12), com o diploma de mérito eleitoral, concedido pelo TRE-MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul). A honraria é ofertada a quem presta relevantes serviços à Justiça Eleitoral.
Para Longen, a homenagem se deve ao apoio da instituição às eleições dentro do que foi possível. “Nós tivemos um processo eleitoral muito bem avaliado pelo mundo inteiro. O Brasil é uma referência de democracia. De certa forma, receber esse prêmio nos orgulha muito. Quero dizer que cada vez mais o Sistema Indústria tem contribuído com as entidades para que realmente a gente consiga avançar, não só na democracia no Brasil, mas também na evolução do nosso Estado”, afirmou.
O presidente do TRE-MS, desembargador Paschoal Carmello Leandro, ressaltou a importância de reconhecer atores importantes na defesa da democracia. “O mérito eleitoral, instituído nessa gestão, é justamente um reconhecimento dos presidentes do Tribunal Eleitoral e também daquelas pessoas que neste biênio colaboraram com a Justiça Eleitoral, principalmente nas eleições de 2022”, explicou.
Ao todo, foram 33 homenageados, entre eles o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente do TSE, ministro Luiz Edson Fachin, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa.