Inaugurado em 2010, o Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) – oferece atendimento diário para pessoas que fazem uso de álcool e outras substâncias prejudiciais em Três Lagoas.
Nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e em alusão à data, a equipe do CAPS AD reforça as ações de prevenção e tratamento aos dependentes.
De acordo com o coordenador Tiago Giolo Sertorio, no CAPS AD não é necessário agendar atendimento. “Aqui o paciente é atendido de imediato, pois temos uma equipe composta por profissionais de saúde e de assistência social, além da equipe que promove as oficinas e artesanatos aos que já fazem parte dos encontros”, explicou.
Além das ações preventivas de conscientização sobre o uso de substâncias psicoativas, um dos objetivos do Serviço é minimizar os danos causados à saúde por uso abusivo e dependência de álcool ou drogas através de múltiplas estratégias voltadas para a redução dos fatores de risco específicos e de proteção.
Conforme Tiago, atualmente 300 pessoas estão em tratamento, participando das atividades na sede e tendo acompanhamento médico e social. “Infelizmente, temos uma média de 30% de pacientes conseguem se livrar definitivamente do vício ou concluem o tratamento. A família e a sociedade são importantes durante o processo, pois, muitos precisam de apoio e incentivo, principalmente uma rotina de vida saudável que não o leve a ter recaídas”, complementou.
SERVIÇO
Para iniciar o tratamento ou ter informações de toda a metodologia, o cidadão ou familiar da pessoa dependente pode procurar o CAPS AD, localizado na Rua Itacil Pereira Martins, 1520 – bairro Santos Dumont ou ligar nos telefones: (67) 99182-0850 ou 99287-4485.