23.9 C
Três Lagoas
26 de novembro de 2024.
Pantanal Agora – Portal de Noticias Três Lagoas/MS

Multivacinação Rural 2023 atendeu 165 pessoas e 462 animais, em oito dias de Campanha


Ao todo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Central de Imunização e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), imunizaram 165 pessoas e 462 animais na Campanha Multivacinação Rural 2023, que aconteceu dos dias 26 de agosto a 02 de setembro.

As equipes da SMS percorreram toda a extensão rural pertencente à Três Lagoas, passando pelo Posto de Areia Nossa Senhora Aparecida, Arapuá, Garcias, Assentamento 20 de Março, Assentamento Pontal do Faia, Fazenda União, Pousada Sucuriú, Ranchos Maresias, Autoposto JC, Bar do Careca, Fazenda Periquitos, Barraca do Queijo – BR 262 Km 36, Fazenda Sr. Sudário e Escola de Campo Antônio Camargo (Vera Cruz).

Neste ano, o CCZ aumentou o número de cobertura vacinal em 22,54%, passando de 377 animais atendidos em 2022, para 462 neste ano.

De acordo com o coordenador do CCZ, Everton Ottoni, mesmo com o aumento dos números é preciso aumentar ainda mais a vacinação. “Eu espero que a cada ano possamos ter maior participação das pessoas, atender mais animais e assim prevenir doenças” disse o coordenador, ele destaca que recentemente houve campanha em Arapuá, atendendo grande parte dos moradores, por isso, os números no Distrito foram baixos, o que poderia aumentar ainda mais os números finais desta campanha.

Infelizmente, o mesmo cenário não foi alcançado pela Central de Imunização, que apresentou queda na adesão, de 34% comparado à 2022, que teve 250 pessoas vacinadas, já em 2023, foram 165 imunizados.

A enfermeira da Central, Fernanda Nery, ressalta que mesmo não superando o desempenho de 2022, sempre será válido cada dose aplicada, que significa mais uma pessoa imunizada.

“A vacinação rural tem objetivo de levar a imunização para a população distante. É uma das estratégias para o combate de doenças imunopreviniveis é a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação desde a criança ao idoso. Contamos com a colaboração de todos, para aumentarmos nossas coberturas vacinais que estão baixas para várias vacinas” pede a enfermeira.