Em mais uma ação de conscientização sobre os riscos que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, traz para a saúde de todos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Defesa Civil de Três Lagoas realizou na manhã desta terça-feira, 20 de fevereiro, na Barreira Fiscal de acesso ao Estado de São Paulo, panfletagem e orientação para os motoristas.
Essa ação, encabeçada pela Defesa Civil de Três Lagoas, seguindo a campanha nacional de combate à Dengue, coordenada pelo Ministério da Saúde e pela Coordenadoria Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil, tem o foco em intensificar as ações de prevenção e conscientização sobre a doença na cidade.
Ao longo desta semana, as equipes da SMS, em conjunto com os departamentos responsáveis pelo enfrentamento da Dengue, realizarão diversas ações em toda a cidade. Essas atividades culminarão em uma grande operação no centro comercial de Três Lagoas, agendada para o dia 27 de fevereiro.
O coordenador da Defesa Civil de Três Lagoas, João Luiz, explicou que o órgão, a nível nacional, também entrou nesta luta que é de suma importância para que seja possível controlar os casos de dengue na cidade e, consequentemente, evitar transtornos à saúde pública. “Cada um precisa fazer a sua parte para que o bem-estar comum seja mantido”, enfatizou.
O coordenador de Endemias da SMS, Alcides Ferreira, explicou que durante essas ações, múltiplas equipes estarão empenhadas em atividades de conscientização, distribuição de panfletos informativos e na identificação e eliminação de focos de reprodução dos mosquitos transmissores.
“Além disso, as ações contarão com a utilização de drones, que sobrevoarão a região em busca de possíveis focos de reprodução nos telhados, como calhas entupidas e lajes com poças de água”, finalizou Ferreira.