Começou ontem, terça-feira (13) em Dourados, mais uma edição da TECNOFAM, uma das maiores feiras de tecnologias, inovações e conhecimento para a agricultura.
Todos os anos a Embrapa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e diversos parceiros promovem este evento com objetivo de levar as últimas novidades e mais recentes criações e tecnologias desenvolvidas para auxiliar o trabalho do produtor rural, profissionais de campo e programas públicos e privados.
O secretário de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Mauro De Grandi, a diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto e o engenheiro agrônomo Manoel Latta, estão participando do TECNOFAM, e como nos anos anteriores, a programação sempre contribui para o trabalho do Departamento de Agronegócio do Município.
De acordo com o secretário, “a TECNOFAM é a oportunidade ideal para prefeituras e instituições de apoio à agricultura familiar se atualizarem do que há de mais novo no mercado, novas técnicas de cultivo e criação, desenvolvimento sustentável e palestras com profissionais conceituados. Com certeza, estes três dias de aprendizado serão muito importantes para novos programas e projetos a serem aplicados em Três Lagoas”, explicou.
Para a diretora Amanda, não só para o Departamento, mas as ideias também podem ser de benefício direto ao pequeno produtor. “Por ser uma feira com uma riqueza de mostras de produtos e serviços, muito do que é apresentado aqui pode não chegar às nossas famílias do campo. Com esta visita, podemos apresentar aos nossos produtores todo este leque de inovações e os métodos necessários para adquiri-los ou aplicá-los em suas propriedades”, disse.
Entre as áreas que estão em destaque na feira estão: horticultura, psicultura, apicultura, produção de ovos, agroindústria, enxerto de mudas, silagem, criação de gado de corte e produção artesanal de alimentos, entre outros. A programação ainda oferece cursos, oficinas e orientação para venda e legislação sobre produto alimentício artesanal.
A TECNOFAM vai até dia 15, expondo também maquinários e equipamentos modernos e ideias sustentáveis para auxiliar o pequeno produtor em seu trabalho.