O nome do político gaúcho foi escolhido após uma batalha travada nos bastidores entre integrantes do Partido dos Trabalhadores e lideranças ligadas ao agronegócio
O ex-deputado estadual do PT, pelo Rio Grande do Sul, Edegar Pretto, será o novo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A solenidade de posse acontece nesta sexta-feira à tarde, no Ministério da Economia. O nome do político gaúcho foi escolhido após uma batalha travada nos bastidores entre integrantes do Partido dos Trabalhadores e lideranças ligadas ao agronegócio.
Representantes do agronegócio ligados ao presidente Lula queriam que um integrante do quadro da Conab assumisse o posto de presidente da companhia. Diante disso, a diretora-executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) Gislaine Balbinot, ressalta que a Conab é uma companhia estratégica para o setor produtivo nacional e fundamental para o governo na tomada das decisões sobre a política agrícola. Nesse sentido, salienta que o novo gestor da empresa pública precisa estar atento para as necessidades do agronegócio brasileiro.
“Esperamos que essa nova gestão olhe para o agronegócio como um todo e aumente suas unidades armazenadoras, para que tenhamos uma capacidade de estocar ainda maior e assim conseguir preços competitivos no mercado”, comenta. “Imaginamos que esse seja um olhar que essa nova gestão tenha, o da importância do trabalho da Conab”.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, chegou a manifestar em entrevista que a Conab deveria ter uma gestão compartilhada entre o ministério que comanda, ou seja, o da Agricultura, com a pasta do Desenvolvimento Agrário.
Soja e carnes estão entre os produtos brasileiros mais exportados pelo País em 2022
Perfil
Nascido em Tenente Portela, interior do Rio Grande do Sul, o futuro presidente da Conab é formado em Gestão Pública. Ele disputou o governo de seu estado natal em 2022, ficando em terceiro lugar com 26,77%, recebendo mais de 1,7 milhão de votos.
Conab
Presente em todas as regiões do país, a Conab foi criada em abril de 1990 com o objetivo de gerir dados para embasar as políticas públicas de abastecimento de alimentos do país. Tem a missão de promover a segurança alimentar e nutricional da sociedade brasileira promovendo ações de abastecimento social.
Fonte: Brasil 61