O volume apresentaria crescimento de 5,6% em relação à data de 2023, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Confira dicas de presentes
O Dia dos Namorados é a sexta data comemorativa mais importante do varejo no Brasil em relação à movimentação financeira. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o comércio varejista movimente R$ 2,59 bilhões de vendas em 2024. Caso a expectativa se confirme, o volume apresentaria um crescimento de 5,6% em relação à data de 2023.
A pesquisa aponta que o segmento de vestuário, calçados e acessórios está em destaque nas vendas na data, que deverá movimentar R$ 1,083 bi. O ramo tende a apresentar aumento real de 6,7% em comparação a 2023, que teve R$ 1,01 bi movimentados.
Já o segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos também deve alcançar vendas expressivas com relação às vendas totais, com estimativa de R$ 727 milhões ou 28%. O montante avança 3,2% no comparativo anual. Já as vendas de itens de farmácias, perfumarias e cosméticos tendem a avançar pouco (1,6%) e devem responder por pouco mais de 10% de toda a movimentação financeira esperada pelo setor de varejo.
O economista André Galhardo explica os motivos que sustentam uma melhora não só do Dia dos Namorados, mas em diferentes aspectos do comércio brasileiro.
- redução da taxa de juros do país;
- melhora no mercado de trabalho, com mais pessoas trabalhando e volume maior de consumo;
- redução relativa da inflação.
“Não é que a gente esteja num ambiente deflacionário, com queda nos preços, mas a gente tem um avanço mais sutil dos preços. Com a inflação relativamente menor sobra um espaço um pouco maior dentro do orçamento familiar para que as famílias possam consumir outros bens além daqueles de primeira necessidade”, frisa André Galhardo.
Segundo o economista, a expectativa é para um bom cenário no comércio brasileiro ao longo de todo o segundo trimestre em função dos três elementos citados acima.
A pesquisa demonstra que parte da expectativa de avanço das vendas em uma data comemorativa pode ser atrelada ao comportamento recente do mercado de crédito, como a redução no comprometimento da renda das famílias, que atualmente está próximo a 30% – sendo no menor patamar em três anos –, bem como da redução dos juros das operações de crédito.
Presentes
A data comemora o amor e nada melhor do que adoçar a vida do companheiro ou companheira com chocolate. É o caso de Darlene Alves, 34 anos, profissional de recursos humanos, moradora de Arapoanga no Distrito Federal. Ela é casada, mas sempre agrada o parceiro com chocolates no Dia dos Namorados. “Eu sempre compro presente nessa data. Acho importante comemorar. Este ano ainda não comprei o presente, mas pretendo comprar. Geralmente eu compro algum chocolate”, conta.
Para quem prefere presentear de outra forma, a empresária Jacqueline Ferreira, 31 anos, proprietária da Já Que Amou Maquiagens – com lojas localizadas em três regiões administrativas do Distrito Federal (Asa Norte, Núcleo Bandeirante e Taguatinga Sul), que presta curadoria na hora de escolher maquiagens nacionais, elenca dicas de como escolher produtos de beleza para presentear no Dia dos Namorados:
- Vá a lugares especializados com a foto da pessoa amada para identificar gostos e hábitos. Exemplos: se a pessoa faz uso de cílios postiços e cor de batom;
- Evite produtos específicos sobre tons de pele. Exemplos: bases, pós e corretivos. Se quiser arriscar, pós translúcidos soltos para peles claras de pós-bananas soltos para peles escuras;
- Produtos de cuidado e preparação de pele também são uma boa escolha;
- Coleções de maquiagens que têm a ver com o estilo da pessoa amada, como os gostos e hobbies;
- Perfumes importados. “Para quem diz que quando acaba o perfume, acaba o amor, é só repor o estoque”, brinca Jacqueline.
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Uma pesquisa da Tunad, plataforma de Inteligência de Mídia, mostra aumento de pelo menos 10% nos investimentos em publicidade televisiva relacionados ao Dia dos Namorados em 2024. O levantamento considera as inserções publicitárias na televisão e as buscas realizadas por marcas no Google e abrange TV aberta de São Paulo e canais de TV paga.
O COO da Tunad, Ricardo Monteiro, destaca que a televisão é um caminho para compras online. Ele também menciona que os anúncios que mais aparecem no período da data comemorativa.
“A televisão é um dos fatores geradores de demanda. É natural que a televisão, ela vá levar a um grande aumento do número de pessoas online buscando alguma coisa que elas viram e lhes interessou. Agora, normalmente, no Dia dos Namorados, o que que a gente vê, olhando pelo tipo de anúncio que foi colocado no ar, normalmente o que a gente mais vê é perfume, é chocolate, flores”, diz.
Fonte: Brasil 61