34.3 C
Três Lagoas
27 de novembro de 2024.
Pantanal Agora – Portal de Noticias Três Lagoas/MS

Confira brasileiros que podem fazer história nas Olimpíadas de Paris


Rebeca Andrade, Ana Marcela Cunha e Thaísa Daher buscam recordes inéditos nos Jogos Olímpicos de 2024

As Olimpíadas de Paris têm início nesta sexta-feira (26), e alguns atletas brasileiros estão prestes a marcar um novo capítulo na história dos Jogos. Com nomes destacados em diversas modalidades, o país busca superar recordes e melhorar sua posição no quadro de medalhas.

Após ganhar ampla notoriedade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde fez história ao se tornar a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica na ginástica artística, Rebeca Andrade consolidou-se como uma das principais ginastas do mundo. A esportista tem chance de faturar seis medalhas em Paris e consagrar-se a maior medalhista do Brasil, além de tornar-se a maior atleta olímpica em esportes individuais de todos os tempos do país.

Ana Marcela Cunha, por sua vez, pode sagrar-se a atleta com mais conquistas da história do Brasil e assumir a condição de ser a primeira bicampeã olímpica da maratona aquática. Mesmo destacando-se como múltipla campeã mundial com medalhas de ouro, prata e bronze em diferentes edições do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos FINA, a consagração veio nos Jogos de Tóquio, onde conquistou a medalha de ouro na prova de 10km.

Além de Rebeca Andrade e Ana Marcela Cunha, o SBT Sports separou uma lista especial com brasileiros que podem consolidar seus nomes na história do esporte.

  • Thaísa Daher

A exímia atleta de vôlei destacou-se como uma das melhores centrais do mundo. A carioca de 37 anos ajudou o Brasil a conquistar duas medalhas de ouro olímpicas: Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2024, ela pode se tornar a primeira jogadora tricampeã olímpica do Brasil entre homens e mulheres.

  • Zé Roberto Guimarães

O renomado no cenário do vôlei brasileiro, Zé Roberto Guimarães é o único treinador na história do esporte a conquistar três medalhas de ouro olímpicas, liderando a seleção masculina do Brasil em Barcelona 1992 e a seleção feminina em Pequim 2008 e Londres 2012. Nesta edição, Zé pode ser o primeiro comandante da história a ser tetracampeão olímpico.

  • Mayra Aguiar

Após conquistar medalhas de bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, Mayra Aguiar, uma das judocas mais bem-sucedidas do Brasil, pode conseguir sua quarta medalha consecutiva em Jogos Olímpicos no judô, passando a ser a primeira judoca do mundo a conseguir tal feito.

  • Martine Grael e Kahena Kunze

Formando uma das duplas mais bem-sucedidas na vela, Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram a medalha de ouro na classe 49erFX nas Olimpíadas do Rio 2016 e Tóquio 2020. Caso repitam o feito, serão as primeiras tricampeãs olímpicas da história da vela na classe 49erFX.

  • Marcus D?Almeida

Podendo consagrar-se o primeiro arqueiro brasileiro medalhista olímpico, Marcus D’Almeida destacou-se internacionalmente no tiro com arco, conquistando diversas medalhas em competições importantes. Dentre elas, estão a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2019 e várias medalhas em etapas da Copa do Mundo de Tiro com Arco.

Confira abaixo atletas para ficar de olho:

  • Rayssa Leal

Também conhecida como “Fadinha do Skate”, a jovem de apenas 16 anos ganhou destaque mundial por seus vídeos de skate aos sete anos, vestida de fada, que viralizaram na internet. Em 2021, aos 13 anos, Rayssa fez história ao conquistar a medalha de prata na estreia do skate nas Olimpíadas de Tóquio, tornando-se a atleta brasileira mais jovem a subir no pódio olímpico. Além disso, ela conquistou diversas medalhas em competições internacionais, incluindo o Street League Skateboarding (SLS).

  • Rafaela Silva

Rafaela é uma judoca que se destacou no cenário mundial do judô ao faturar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016 na categoria até 57 kg. Além do ouro, a atleta também é campeã mundial, tendo vencido o Campeonato Mundial de Judô em 2013.

  • Gabriel Medina

Considerado um dos melhores do mundo, o surfista Medina fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o título mundial da World Surf League (WSL) em 2014, tendo repetido o feito em 2018 e 2021.

  • Tatiana Weston-Webb

A surfista Tatiana destacou-se ao vencer o campeonato mundial júnior da World Surf League (WSL) em 2014, aos 18 anos de idade. No circuito principal, ela alcançou grandes resultados, incluindo vitórias em etapas importantes, como o US Open of Surfing em 2016 e o Margaret River Pro em 2021.

  • Beatriz Souza

Sendo uma das principais representantes do Brasil no judô, Beatriz é uma judoca que compete na categoria acima de 78 kg. Conquistou diversas medalhas em competições internacionais, destacando-se pelo seu desempenho no Campeonato Pan-Americano, onde conseguiu ouro em várias edições. Ela também é medalhista em etapas do Grand Slam e Grand Prix de Judô.

  • Bia Haddad

Tenista que ganhou notoriedade no circuito mundial, Bia Haddad faturou títulos importantes em torneios da WTA, incluindo o WTA 250 de Nottingham em 2022, onde venceu tanto em simples quanto em duplas. A atleta também alcançou as finais do WTA 500 de Sydney e as semifinais do WTA 1000 de Toronto no mesmo ano, o que a levou a subir significativamente no ranking mundial. Além de seus sucessos individuais, ela tem representado o Brasil com destaque na Fed Cup.

  • Luisa Stefani

Tenista brasileira especializada em duplas, Luisa Stefani começou a se destacar no cenário internacional de tênis com suas habilidades excepcionais nas duplas. Uma de suas conquistas mais notáveis foi a medalha de bronze nas duplas femininas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao lado de Laura Pigossi, marcando a primeira medalha olímpica do Brasil no tênis. Além disso, a esportista alcançou diversas finais e semifinais em torneios da WTA, consolidando-se como uma das melhores duplistas do Brasil.

  • Beatriz Ferreira

Uma das principais figuras do boxe feminino no Brasil, a pugilista Beatriz Ferreira destacou-se em competições nacionais e internacionais. Conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na categoria peso leve (60 kg), consolidando sua posição entre as melhores do mundo. Além de seu sucesso olímpico, ela foi campeã mundial de boxe amador em 2019 e conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

  • Isaquias Queiroz

Canoista, Isaquias é uma das maiores estrelas do esporte aquático no Brasil. Se destacou mundialmente ao se tornar o primeiro atleta brasileiro a garantir três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos, nos Jogos do Rio 2016, onde ganhou duas pratas (C1 1000m e C2 1000m) e um bronze (C1 200m). Nas Olimpíadas de Tóquio, ele faturou a medalha de ouro na prova do C1 1000m e estabeleceu-se como um dos maiores canoistas do mundo. Além dos sucessos olímpicos, Isaquias é múltiplo campeão mundial, acumulando várias medalhas em diferentes edições do Campeonato Mundial de Canoagem.

SBT Sports