A Central de Interpretação de Libras (CIL) de Três Lagoas, completa nesta segunda-feira (1) o aniversário de três anos de sua criação. A Central faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e foi criada com o objetivo de fomentar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, proporcionando atendimento especializado e específico aos surdos, além de garantir acesso irrestrito aos serviços públicos.
Além disso, o objetivo da Central é promover a acessibilidade das pessoas surdas em todos os locais públicos da cidade, realizando um trabalho de inclusão com a comunidade surda de Três Lagoas, dando a eles a garantia de comunicação e acessibilidade a todos os serviços de políticas públicas de nosso Município e em cumprimento da lei 10.436.
Somente entre os meses de março a junho de 2022, a CIL realizou 289 atendimentos, divididos entre: Atendimento presencial na Central de Libras, atendimentos em locais públicos, atendimento virtual – como chamadas de vídeo para solicitações de auxílios em comunicação – e atendimentos de urgência.
Em Três Lagoas existem cerca de 67 pessoas surdas que são atendidas pela Central de Interpretação de Libras (CIL) do município, mas de acordo com a intérprete da Central, Vanessa Silva Paschoalim de Carvalho, este número pode ser ainda maior, por isso a importância de divulgar o serviço e fazer a informação chegar ao maior número de pessoas.
Vanessa lembra que antes da implementação da Central de Interpretação de Libras, o atendimento era bastante difícil e muitas vezes os surdos não conseguiam compreender as orientações básicas para utilizar os serviços, como por exemplo os postos de saúde de nossa cidade, eles enfrentavam barreiras desde marcar a consulta até a entrada na sala médica onde ele não conseguia relatar ao médico o que ele estava sentindo e nem o especialista o ajudar o paciente devido ao bloqueio na hora da comunicação.
SERVIÇO
Os surdos que precisarem da presença de Intérprete de Libras em órgãos públicos do município podem procurar a Central de Interpretação de Libras para realizar seu cadastro à Rua Elvírio Mario Mancini,516 – Centro, e está aberta à toda a comunidade surda do município. O horário de atendimento é de segunda à sexta das 7h às 17h e aos sábados, domingos e feriados somente Urgências e emergências.
Além disso, o serviço atende pelo telefone fixo (67) 3929 – 1578, pelo WhatsApp: (67) 9-9257 – 1607 e o e-mail centraldeinterprete@treslagoas.ms.gov.br.