Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Cemitério Municipal “Campo Santo de Santo Antônio” no dia de Finados, quarta-feira (02), e totalizando juntamente os dois dias que antecederam a data, aproximadamente 15 mil estiveram no local para visitar seus entes, segundo informou a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD).
Foram celebradas três missas no local, a primeira às 6h, com o bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp e Padre Ronaldo. Em suas palavras no início da celebração o bispo pediu aos fiéis para que o dia fosse de compreender o sentido da nossa existência.
“Ao celebrar a lembrança dos nossos entes queridos, nós celebramos nessa esperança que o amor vence a morte. É o senhor que nos criando por amor prepara também para nós uma casa junto de si que possamos viver e conviver com ele no face a face, assim temos a certeza que nossos entes queridos não estão aqui, estão na casa do pai vivendo em plena comunhão com ele, e é dessa certeza irmãos e irmãs que somos convidados a também nos preparar a viver não como se aqui fosse o definitivo, mas a viver sabendo que depois daqui encontraremos a verdadeira vida junto do pai” disse em sua palavra.
Também foram realizadas missas no Cemitério do Soldado e Cemitério Memorial Park.
O prefeito Angelo Guerreiro esteve presente no cemitério Santo Antônio e falou sobre a data, “O dia de finados é uma data sagrada onde todos nós temos que fazer a nossa reflexão, algumas pessoas acham que são melhores do que a outra pelo poder aquisitivo, mas neste local nós somos todos iguais. Aqui não tem pessoa brava, soberba, todos somos iguais”, refletiu.
MOVIMENTAÇÃO DO COMÉRCIO
Dias antes da data a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT) expediu 18 autorizações para o comércio ambulante em torno do Cemitério Municipal, nos três dias de atividades foram comercializados aproximadamente R$ 18 mil em itens como flores naturais, flores artificiais, velas, fósforo e etc.
De acordo com a secretaria, as vendas foram mais fracas neste ano devido ao feriado ter caído no meio da semana.