A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta terça-feira (05 de dezembro), capacitação teórica e prática voltada para todos os agentes de combate a endemias (ACE) que atuam no atendimento junto à população, referente à doença infecciosa Leishmaniose.
O treinamento teve como objetivo fortalecer o trabalho já realizado pelo setor e contribuir com a investigação da doença. Para a realização, houve uma força-tarefa com parcerias entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Vigilância em Saúde, com o propósito de contribuir na diminuição dos casos.
De acordo com a SMS, a capacitação visa fortalecer o trabalho já realizado pelo setor e contribuir com a investigação da doença. Houve uma força-tarefa com parcerias entre a Vigilância em Saúde e Secretaria Estadual da Saúde (SES) com o intuito de diminuir os casos registrados na cidade.
DOENÇA
A leishmaniose visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário Leishmania chagasi, transmitido através da picada de um inseto chamado flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido como mosquito-palha. Essa doença pode atingir pessoas e animais, principalmente os cães, no ambiente urbano.
A doença não é transmitida do animal para a pessoa. No entanto, um cão infectado pode transmitir o protozoário para o mosquito-palha, que, por sua vez, pode infectar um humano através da picada.