20 C
Três Lagoas
25 de novembro de 2024.
Pantanal Agora – Portal de Noticias Três Lagoas/MS

Três Lagoas ganha Central de Comercialização da Agricultura Familiar, veja como funciona


A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CEAFAM) já é uma realidade em Três Lagoas e já entrou em funcionamento nesta segunda-feira (13 de novembro), atendendo, em primeiro momento, apenas às demandas da merenda escolar, bares, restaurantes, pequenos mercados, cozinhas industriais, sempre na forma de atacado. 

A CEAFAM é uma iniciativa que se destaca pela colaboração entre a Prefeitura de Três Lagoas em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, um investimento de mais de R$ 1 milhão provenientes de repasses da esfera federal, estadual e recursos próprios. 

A estrutura da Central é composta por uma moderna Câmara Fria, instalada pela Prefeitura de Três Lagoas, destinada à conservação adequada dos alimentos comercializados. Essa tecnologia contribui não apenas para a preservação da qualidade dos produtos, mas também para a ampliação do tempo de disponibilidade no mercado, beneficiando tanto os agricultores quanto os consumidores.

Durante a cerimônia de inauguração da CEAFAM, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Mauro De Grandi, falou sobre o propósito da administração municipal em fortalecer a agricultura familiar local e tornar a Central uma referência de apoio aos produtores locais. 

Mauro explicou que a gestão do local será realizada por uma cooperativa de agricultores familiares locais, a C. AGRO3, onde cada assentamento tem representantes de várias comunidades da agricultura familiar e juntos vão comandar a Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Três Lagoas. 

O Presidente da C. AGRO3, Júlio César Saito, lembrou do esforço e trabalho árduo de cada produtor rural, que trabalham de sol a sol, independente das circunstâncias climáticas e das dificuldades para produzir alimentos de excelente qualidade. 

Saito aproveitou a oportunidade para agradecer ao Prefeito Angelo Guerreiro e a todos os envolvidos para que a Central se tornasse realidade. O presidente da Associação lembrou ainda da importância da agricultura familiar em nossa região e que a muito ansiava por um olhar mais humanizado e carinhoso. 

Representando os vereadores, o presidente da Câmara, Cassiano Maia, disse que Três Lagoas está fazendo mais um plantio de uma semente de investimento na agricultura familiar, um ponto estratégico para que estas pessoas possam comercializar os seus produtos, movimentando a economia local e levando comida de qualidade para a mesa da população. 

Cassiano parabenizou o trabalho realizado pelo Prefeito Angelo Guerreiro, que desde o início de seu mandato se comprometeu a realizar investimentos na agricultura familiar e hoje está realizando a entrega da CEAFAM, que será um divisor de águas para estes produtores rurais. 

O Prefeito Angelo Guerreiro lembrou da importância de os produtores valorizarem cada pingo de suor que derramaram na terra para produzir os produtos que vão alimentar a população. Guerreiro lembrou que mais do que ter um ponto onde os produtores vão comercializar as suas frutas, verduras, legumes e vegetais, a CEAFAM veio para ensinar estas pessoas que não basta produzir e entregar o seu produto de graça para que terceiros lucrem, a Central veio também para unificar os valores dos pequenos produtores e ensinar a exaltar o seu trabalho árduo e esforço de sol a sol. 

Guerreiro ainda lembrou que o prédio está pronto, o departamento de agronegócio está disponível para dar a assistência necessária e, agora, é responsabilidade de cada produtor fortalecer o empreendimento e fazer a CEAFAM ser um grande sucesso. 

SERVIÇO 

A CEAFAM está localizada na Rua Alexandre Abraão, 905, Bairro Nossa Senhora Aparecida, e opera das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, garantindo a regularidade no abastecimento e facilitando o acesso dos compradores aos produtos frescos e de qualidade às demandas da merenda escolar, bares, restaurantes, pequenos mercados, cozinhas industriais, sempre na forma de atacado.