Os 15 novos membros sendo titulares e suplentes do Conselho Municipal da Juventude de Três Lagoas (CMJ) tomaram posse nesta quinta-feira (19), em cerimônia na sede da Casa dos Conselhos. O chefe de gabinete José Aparecido de Moraes representou o prefeito Angelo Guerreiro no ato.
O Conselho Municipal de Juventude de Três Lagoas foi instituído pela lei n° 3.908, de 12 de julho de 2022. O CMJ visa fortalecer a autonomia e a participação social da juventude, bem como formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos dessa população, assim como as diretrizes da ação governamental.
Moraes parabenizou os novos conselheiros e comentou que eles representam agora a voz da juventude três-lagoense. “ Hoje é um dia importante não só para vocês que integram a diretoria do Conselho, mas para toda sociedade. Me coloco à disposição, vocês têm a porta aberta para termos um diálogo e poder auxiliar-nos no que for necessário” destacou o chefe de gabinete.
Fazem parte do conselho representantes governamentais: da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) e da sociedade civil: Rotaract Clube de Três Lagoas, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Associação de Jovens Empreendedores de Três Lagoas (AJE), Senac e Ordem Demolay de Três Lagoas.
Henrique Silva Costa, de 26 anos, técnico administrativo que representante da SMAS explicou o que o motivou a se tornar um membro do Conselho da Juventude. “ Precisamos ter o olhar do jovem em ação, por isso, acho muito importante a nossa participação e envolvimento com a política” explicou o jovem.
A Diretora do Departamento de Políticas Públicas e Relações Institucionais, Rosires Magalhães, responsável pela Casa do Conselhos, além de dar boas-vindas aos conselheiros, passou algumas informações das competências do cargo e destacou. “A partir de hoje vocês iniciam a gestão do CMJ, e esperamos colher os frutos, pois daqui podemos ter no futuro, representantes Públicos Executivos que com a visão das Políticas Públicas conduzirão importantes cargos seja no município, no Estado ou no País”, profetizou a Diretora.
O CMJ é composto por jovens até 29 anos de idade, eles assumiram mandato de dois anos, podendo ser reconduzido mais dois anos. Durante a posse também houve a eleição da Diretoria que ficou composta, pelos cargos abaixo:
Presidente: Henrique Arantes dos Santos
Vice-Presidente: Henrique Silva Costa
1ª. Secretária: Sthefany Lorena de Souza e Souza
2º Secretário: Jhonathan Gustavo Gonçalves Barbosa
1ºTesoureiro: Habib Cardoso Bittencourt
2º Hugo Henrique Santos de Morais