33.6 C
Três Lagoas
28 de novembro de 2024.
Pantanal Agora – Portal de Noticias Três Lagoas/MS

AGRONEGÓCIO – Balanço de 2022 apresenta novos serviços, união entre associações agrícolas e mais atendimento ao produtor rural


O Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) manteve o ritmo dos serviços e atendimentos ao pequeno produtor rural de Três Lagoas, inserido no programa da Agricultura Familiar, durante todo o ano de 2022.

ULTRASSOM ANIMAL E INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

O Departamento implementou novos serviços ao Programa “Amigos do Campo”. Uma nova ferramenta que vai favorecer os pequenos produtores de leite e criadores de gado da região é o aparelho de Ultrassom gestacional animal.

Este aparelho tem permitido acompanhar a prenhez das vacas leiteiras e identificar possíveis problemas com o feto ou com a mãe. Com isso, o produtor tem menor risco de perda do animal. A assistência é permitida para produtores que possuam área menor que 14 hectares e que estejam inseridos na Agricultura Familiar.

Recentemente, o Departamento iniciou o programa de inseminação artificial em bovinos para estes criadores de pequenos rebanhos. Por meio do Programa Mais Pecuária Brasil, os produtores de Três Lagoas têm a chance de melhorar a genética de seus gados e receber 4 anos de assistência técnica.

Para isso, o proprietário do gado deve procurar a SEMEA e se inscrever no Programa.

AGRO MAIS FORTE

O “Amigos do Campo” também fortaleceu o produtor de hortifrutis, fazendo o transporte e entrega de insumos agrícolas às 6 associações existentes da região. Esta parceria permite que a produção dos alimentos nas propriedades rurais continue a todo vapor, com melhor qualidade.

CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

A equipe técnica do Agronegócio, juntamente com o secretário da pasta, Mauro De Grandi, conseguiu formalizar o tipo de gestão da Central de Comercialização da Agricultura Familiar. Enquanto o prédio estava em obras, a equipe visitou todas as associações do Município, incentivando a criação de uma cooperativa para colocar a Central para funcionar.

Com o equilíbrio de preço e abastecimento cooperado de alimentos, a Central funcionará como um SEASA, onde o consumidor, instituições e empresas poderão adquirir hortifrutis frescos, saudáveis e com valor atrativo.

ABANDONO E MAUS TRATOS À ANIMAIS

Outro fator que foi destaque não muito positivo durante o ano foi o aumento de apreensões de animais de grande porte por maus tratos ou abandono. Em julho, o recinto adaptado da SEMEA chegou a comportar 22 cavalos e 01 bode.

Os veterinários e técnicos agrícolas da pasta realizam diariamente os cuidados e monitoramento dos animais. Atualmente, o local abriga 05 cavalos e o bode.

Os demais serviços foram: