28 de novembro de 2025.
Pantanal Agora – Portal de Noticias Três Lagoas/MS

Paquetá perde pênalti, e Brasil se despede de 2025 com empate com a Tunísia

Seleção de Ancelotti saiu atrás e buscou empate com Estêvão

O Brasil encontrou dificuldades nesta terça-feira (18) em seu último compromisso de 2025. Jogando na Decathlon Arena, em Lille (FRA), a Seleção ficou no 1 a 1 com a Tunísia, encerrando a temporada com um tropeço em solo europeu. 

Os dois gols saíram no primeiro tempo: os tunisianos saíram na frente com um belo gol do centroavante Mastouri, enquanto Estêvão – de pênalti – deixou tudo igual. Paquetá, também em penalidade, poderia ter dado a vitória à Amarelinha, mas mandou por cima do gol. Foi, dessa forma, o quarto tropeço da Seleção nos oito jogos com Carlo Ancelotti no comando.

Confira todas as seleções classificadas para a Copa do Mundo 2026™

Primeiro tempo

Mesmo em campo neutro, a torcida tunisiana era maioria, fazendo bastante barulho e utilizando sinalizadores. No entanto, a primeira boa chegada do jogo foi com a Seleção Brasileira. Casemiro tocou mal para Rodrygo, que deu sorte após erro do defensor, aos 9′. O atacante do Real Madrid chutou de esquerda, mas parou no zagueiro Talbi, que tirou praticamente em cima da linha. Estêvão, em cobrança de falta direta, obrigou Dahmen a trabalhar pouco depois, aos 11′.

Quem saiu na frente foi de fato a Tunísia, em uma das principais tônicas da etapa inicial. Afinal, os tunisianos buscavam dobras pelo lado esquerdo (lado direito brasileiro), com Hannibal Mejbri e o veloz ala Abdi causando muito trabalho a Wesley. O ex-Flamengo, aliás, levou amarelo e ainda errou, perdendo a bola no meio-campo após desatenção. No contra-ataque, o próprio Abdi deu excelente passe para Mastouri, que se livrou de Casemiro e abriu o marcador, aos 22′.

A reta final, porém, foi de pressão brasileira. Rodrygo cobrou falta no canto, e Dahmen mandou para escanteio. Após a cobrança, a bola ficou viva para o camisa 10, que de primeira, parou novamente na zaga tunisiana em nova finalização de dentro da grande área adversária. Já aos 41′, o árbitro Jérôme Brisard (FRA) foi ao VAR para analisar e confirmar pênalti por mão de Bronn. Estêvão, com muita categoria, mandou no ângulo, aos 43′, para, assim, deixar tudo igual.

LEIA MAISGol de pênalti aos 61 do segundo tempo classifica Iraque para a repescagem da Copa do Mundo

Segundo tempo

Para a etapa complementar, Carlo Ancelotti promoveu duas mudanças, com as entradas de Danilo e Vitor Roque nos lugares de Wesley e Matheus Cunha, respectivamente. No entanto, o italiano perdeu Éder Militão, que sentiu dores sozinho e pediu substituição, se lamentando demais ao dar lugar a Fabrício Bruno. Paquetá e Fabinho – este, retornando após três anos – entraram nas vagas dos volantes Bruno Guimarães e Casemiro.

As inúmeras mudanças, porém, demoraram a surtir efeito. Assim, a Tunísia aproveitou o entrosamento para botar o Brasil na roda aos gritos de olé do torcedor. Mesmo com o mau momento na partida, os jogadores brasileiros ainda acreditaram na virada. Não à toa, Vini Jr roubou bola no campo de ataque, Vitor Roque brigou pela sobra e sofreu pênalti de Sassi, aos 32′. Dessa vez, Lucas Paquetá foi para a cobrança: chute por cima do gol. Assim, o Brasil até seguiu na busca pela vitória até os momentos finais – incluindo bola na trave de Estêvão no último lance – com a Tunísia fazendo excelente trabalho para fechar a porta e garantir o 1 a 1 na Decathlon Arena.

Próximos passos de Brasil e Tunísia

O Brasil volta a campo somente em 2026. Será em março, quando encara as seleções da França e da Croácia, nos Estados Unidos. A CBF, no entanto, ainda não divulgou informações oficiais sobre os amistosos. A Noruega, de Haaland, é uma possível candidata para outra partida preparatória para a Copa do Mundo, prevista para junho/julho nos EUA, México e Canadá.

A Tunísia ainda tem compromissos em 2025. No dia 7 de dezembro, enfrenta o Catar em jogo pela Copa das Nações Árabes. Depois, entre os dias 23 e 30 de dezembro, encara Uganda, Nigéria e Tanzânia pelo Grupo C da Copa Africana de Nações.

BRASIL 1 x 1 TUNÍSIA

Amistoso Internacional
Data e horário: 18/11/2025 (terça-feira), às 16h30 (de Brasília)
Local: Decathlon Arena, em Lille (FRA)
Público presente: Não divulgado
Gols: Mastouri, 22’/1ºT (0-1); Estêvão, 43’/1ºT (1-1);
BRASIL: Bento; Wesley (Danilo, intervalo), Éder Militão (Fabrício Bruno, 14’/2ºT), Marquinhos e Caio Henrique; Casemiro (Fabinho, 14’/2ºT) e Bruno Guimarães (Lucas Paquetá, 14’/2ºT); Estêvão, Matheus Cunha (Vitor Roque, intervalo), Vini Jr e Rodrygo (Luiz Henrique, 34’/2ºT). Técnico: Carlo Ancelotti.
TUNÍSIA: Dahmen; Meriah, Talbi e Bronn; Valery, Sassi, Skhiri, Mejbri (Chaouat, 41’/2ºT) e Abdi (Ben Ouanes, 34’/2ºT); Saad (Achouri, 35’/2ºT) e Mastouri (Gharbi, 14’/2ºT). Técnico: Sami Trabelsi.
Árbitro: Jérôme Brisard (FRA)
Assistentes: Alexis Auger e Erwan Finjean (FRA)
VAR: Alexandre Castro (FRA)
Cartões Amarelos: Wesley (BRA); Abdi (TUN)

Jogada 10